Os Estados Unidos declararam-se "decepcionados" nesta quinta-feira (8) pelo novo projeto israelense de construção de moradias em um bairro palestino no leste de Jerusalém.
O Departamento de Estado informou, no entanto, que os Estados Unidos opõem-se à decisão dos palestinos de levar o caso diante do Conselho de Segurança da ONU, onde em fevereiro passado a maioria de seus membros apoiaram uma resolução para condenar qualquer nova colonização israelense. A resolução foi vetada pelos Estados Unidos.
"Estamos decepcionados pelos recentes anúncios em Jerusalém e evocamos este tema com o governo de Israel, assim como expressamos nossa preocupação", disse a jornalistas Mark Toner, porta-voz do Departamento de Estado.
A Autoridade Palestina disse que solicitará uma reunião do Conselho de Segurança da ONU para discutir a colonização israelense.
Em relação à solicitação palestina de admissão na ONU, Toner disse que Washington não acredita "que a solução seja buscar o reconhecimento na ONU da Autoridade Palestina. A única forma de conseguir a independência de seu Estado é através da negociação", declarou.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa