Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oriente Médio

EUA se oferecem para destruir armas químicas da Síria

Os EUA ofereceram ajuda para destruir parte das armas químicas mais letais do arsenal do regime da Síria, segundo informou a Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPCW, pelas iniciais em inglês) neste sábado (30). Em comunicado, o diretor-geral da OPCW, Ahmet Uzumcu, disse que o governo norte-americano deseja contribuir com "tecnologia de destruição, apoio operacional e financiamento para neutralizar" as armas químicas.

Segundo Uzumcu, as armas provavelmente serão destruídas em um navio no Mar Mediterrâneo. A operação deverá ser concluída até 31 de dezembro, com assistência dos sírios.

No total, afirmou a Opaq, 35 empresas demonstraram o seu interesse em participar do processo. Deverão ser destruídas cerca de 800 toneladas de material químico e 7,7 milhões de litros de resíduos líquidos.O desarme sírio foi estipulado por uma resolução da ONU e deve ocorrer até meados de 2014.

Ele é parte de um acordo fechado em outubro passado entre os governos da Rússia e dos EUA para evitar uma intervenção militar americana na Síria, após um ataque com armas químicas que matou mais de mil pessoas em Damasco no fim de agosto, conforme a inteligência americana.O confronto entre o regime sírio (alauíta) e os rebeldes (sunitas) pelo poder já matou mais de 120 mil pessoas, de acordo com estimativas da ONU tidas como conservadoras.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.