Os EUA ofereceram ajuda para destruir parte das armas químicas mais letais do arsenal do regime da Síria, segundo informou a Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPCW, pelas iniciais em inglês) neste sábado (30). Em comunicado, o diretor-geral da OPCW, Ahmet Uzumcu, disse que o governo norte-americano deseja contribuir com "tecnologia de destruição, apoio operacional e financiamento para neutralizar" as armas químicas.
Segundo Uzumcu, as armas provavelmente serão destruídas em um navio no Mar Mediterrâneo. A operação deverá ser concluída até 31 de dezembro, com assistência dos sírios.
No total, afirmou a Opaq, 35 empresas demonstraram o seu interesse em participar do processo. Deverão ser destruídas cerca de 800 toneladas de material químico e 7,7 milhões de litros de resíduos líquidos.O desarme sírio foi estipulado por uma resolução da ONU e deve ocorrer até meados de 2014.
Ele é parte de um acordo fechado em outubro passado entre os governos da Rússia e dos EUA para evitar uma intervenção militar americana na Síria, após um ataque com armas químicas que matou mais de mil pessoas em Damasco no fim de agosto, conforme a inteligência americana.O confronto entre o regime sírio (alauíta) e os rebeldes (sunitas) pelo poder já matou mais de 120 mil pessoas, de acordo com estimativas da ONU tidas como conservadoras.