Washington Os Estados Unidos têm cada vez mais suspeitas de que o Irã está envolvido na desestabilização do Iraque, já que há armas iranianas mais sofisticadas sendo apreendidas, disse uma importante fonte do Departamento de Estado ontem.
Jim Jeffrey, assessor do secretário-assistente para o Oriente Médio, disse que a interferência iraniana se intensificou nos últimos meses, o que Teerã nega. "Está crescendo, é bem assustador. Estamos recebendo fogo indireto muito mais preciso, e vemos isso como munições iranianas e também possivelmente como treinamento iraniano", disse Jeffrey.
Segundo ele, nos últimos dois meses muitos foguetes recém-produzidos e outras "munições modernas" foram levados do Irã para o Iraque. Ele não mostrou números. "São morteiros de vários calibres, foguetes e um melhor, como chamamos, controle de fogo", disse Jeffrey, cuja principal atribuição no Departamento é acompanhar o Irã.
Cinco iranianos foram presos em janeiro pelas forças dos EUA em Arbil, no Iraque, porque segundo Jeffrey seriam ligados à Guarda Revolucionária e envolvidos no contrabando de explosivos.