Cientistas americanos anunciaram nesta terça-feira (8) que o ano de 2012 foi o mais quente já registrado no território continental americano, informa o jornal americano "The New York Times". A média de temperatura calculada pelo Centro Nacional de Informações Climáticas, dos EUA, foi de 12,94 graus Celsius, marca 1,8 grau acima do normal.
A primeira vez em que se calculou o calor médio nos EUA foi em 1895. O recorde anterior de temperatura média havia sido registrado em 1998, com 12,39 graus centígrados. No ano passado, o inverno americano foi relativamente ameno, com pouca neve, seguido de um mês de março que foi quente a ponto de torrar árvores e antecipar a temporada de abertura de parques aquáticos. "O fato de o ano passado ter superado o recorde de 1998 em um grau Fahrenheit é coisa grande", declarou ao jornal americano o cientista Jake Crouch, do mesmo instituto que divulgou o resultado.
Apesar dos números, o recorde americano não deve se repetir para todo o planeta. A média de temperatura global de 2012, que deve ser anunciada em algumas semanas, foi influenciada pelo efeito La Niña, quando a água do Oceano Pacífico é mais fria que o normal. Ainda assim, cientistas calculam que o ano passado ficará entre o oitavo ou nono entre os mais quentes.
Assumindo que a previsão da comunidade científica se confirme, o ano de 2012 completará a lista dos 10 anos mais quentes da história, todos eles ocorridos nos últimos 15 anos, um sinal do aquecimento do planeta.