Ouça este conteúdo
O FBI prendeu nesta segunda-feira (7) Nasir Ahmad Tawhedi, um homem de 27 anos originário do Afeganistão, sob a acusação de que ele planejava realizar um ataque terrorista nos Estados Unidos durante o dia da eleição presidencial, marcado para o próximo 5 de novembro.
A prisão de Tawhedi foi confirmada pelo Departamento de Justiça dos EUA, que detalhou os planos do acusado, inspirado pela organização terrorista Estado Islâmico (EI), segundo informou a agência Associated Press (AP).
Conforme a acusação, Tawhedi, que chegou aos EUA em 2021 através de um visto de imigrante especial, estava determinado a executar um ataque que visava aglomerações de pessoas no dia do pleito presidencial. Após sua prisão, ele confessou aos investigadores que seu objetivo era que o ataque ocorresse em um momento de grande movimentação, potencialmente causando pânico e caos entre os cidadãos.
O diretor do FBI, Christopher Wray, afirmou que "o terrorismo é ainda a prioridade número um do FBI, e usaremos todos os recursos para proteger o povo americano".
Segundo informou a AP, nas semanas que antecederam sua prisão, Tawhedi tomou medidas concretas para avançar em seu plano terrorista. Ele encomendou rifles AK-47, vendeu bens da família e adquiriu passagens de ida para sua esposa e filho, permitindo que eles retornassem ao Afeganistão. Tais atos, segundo a agência, indicam que Tawhedi e um outro jovem ainda não identificado estavam dispostos a morrer durante o ataque que estavam planejando.