Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Capturado pelo FBI

EUA prendem afegão que planejava realizar ataque terrorista no dia da eleição

EUA prendem afegão que planejava realizar ataque terrorista no dia da eleição presidencial
O diretor do FBI, Christopher Wray (Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZO)

Ouça este conteúdo

O FBI prendeu nesta segunda-feira (7) Nasir Ahmad Tawhedi, um homem de 27 anos originário do Afeganistão, sob a acusação de que ele planejava realizar um ataque terrorista nos Estados Unidos durante o dia da eleição presidencial, marcado para o próximo 5 de novembro.

A prisão de Tawhedi foi confirmada pelo Departamento de Justiça dos EUA, que detalhou os planos do acusado, inspirado pela organização terrorista Estado Islâmico (EI), segundo informou a agência Associated Press (AP).

Conforme a acusação, Tawhedi, que chegou aos EUA em 2021 através de um visto de imigrante especial, estava determinado a executar um ataque que visava aglomerações de pessoas no dia do pleito presidencial. Após sua prisão, ele confessou aos investigadores que seu objetivo era que o ataque ocorresse em um momento de grande movimentação, potencialmente causando pânico e caos entre os cidadãos.

O diretor do FBI, Christopher Wray, afirmou que "o terrorismo é ainda a prioridade número um do FBI, e usaremos todos os recursos para proteger o povo americano".

Segundo informou a AP, nas semanas que antecederam sua prisão, Tawhedi tomou medidas concretas para avançar em seu plano terrorista. Ele encomendou rifles AK-47, vendeu bens da família e adquiriu passagens de ida para sua esposa e filho, permitindo que eles retornassem ao Afeganistão. Tais atos, segundo a agência, indicam que Tawhedi e um outro jovem ainda não identificado estavam dispostos a morrer durante o ataque que estavam planejando.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.