Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conversas em Doha

EUA vão oferecer ajuda humanitária ao Afeganistão, mas sem reconhecer governo

Crianças afegãs desalojadas de outras partes do país em abrigo temporário em Cabul (Foto: EFE/EPA/STRINGER)

Ouça este conteúdo

O Talibã declarou neste domingo (10) que os Estados Unidos concordaram em fornecer ajuda humanitária ao Afeganistão, mas se recusaram a reconhecer politicamente o novo governo do país.

A declaração veio após o encerramento dos primeiros encontros de alta cúpula (realizados no fim de semana em Doha, no Catar) entre representantes dos Estados Unidos e do Talibã desde que o grupo islâmico retomou o poder no Afeganistão e desde a saída das tropas dos Estados Unidos do país, em agosto.

Em comunicado, o Departamento de Estado Americano apontou que “as discussões foram francas e profissionais” e reiterou que “o Talibã será julgado por suas ações, não apenas por suas palavras”.

O porta-voz político do Talibã, Suhail Shaheen, disse à agência Associated Press que o ministro interino das Relações Exteriores, Amir Khan Muttaqi, garantiu aos Estados Unidos durante as conversas que o grupo está empenhado em evitar que o Afeganistão seja usado por terroristas como base para ataques contra outros países.

No sábado (9), Muttaqi havia declarado que o Talibã falou para os americanos “que a desestabilização do Afeganistão e o enfraquecimento do governo afegão não interessam a ninguém”. No mesmo dia, o Talibã descartou cooperação com os americanos para enfrentamento do Estado Islâmico, dizendo que o grupo que recentemente retomou o poder no Afeganistão tem como lidar com o assunto “de forma independente”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.