Um tribunal militar norte-americano encerrou nesta segunda-feira (29) as deliberações no âmbito do julgamento do soldado Bradley Manning, acusado de vazar centenas de milhares de documentos contendo segredos militares e diplomáticos dos Estados Unidos para o WikiLeaks.
Ao término do terceiro dia de deliberações, a coronel Denise Lind informou que o veredicto será anunciado amanhã às 13h locais (14h em Brasília).
Manning é acusado, entre outras coisas, de "ajuda ao inimigo". Se for considerado culpado dessa acusação específica, ele pode ser condenado à prisão perpétua.
O soldado de 25 anos enfrenta 20 outras acusações, que incluem espionagem, fraude informática e roubo. Ele admite ter fornecido ao WikiLeaks acesso a milhares de documentos secretos na época em que trabalhava como analista de informação no Iraque.
Na fase de argumentos, concluída na semana passada, a promotoria tentou rotular Manning como um hacker anarquista e um traidor, enquanto a defesa buscou caracterizá-lo como um jovem ingênuo interessado apenas em expor crimes de guerra.