Os Estados Unidos lançaram nesta terça-feira (5) pela segunda vez ajuda humanitária de seus aviões para a parte norte da Faixa de Gaza, nesta ocasião pacotes que contêm mais de 36.800 lotes de alimentos, segundo informou o Comando Central do Exército americano (CENTCOM).
Esse último lançamento foi realizado em coordenação com as Forças Armadas da Jordânia com o objetivo de "proporcionar ajuda essencial aos civis afetados pelo conflito em curso", segundo o comunicado.
A operação combinada incluiu aviões C-130 da Força Aérea dos EUA e soldados do Exército americano especializados na entrega aérea de fornecimentos de ajuda humanitária.
Os aviões C-130 americanos lançaram "mais de 36.800 lotes de alimentos americanos e jordanianos no norte de Gaza, uma área muito necessitada, o que permitiu o acesso de civis à ajuda crítica", ressaltou a nota.
"Estes lançamentos aéreos fazem parte de um esforço para fazer chegar mais ajuda a Gaza, inclusive ampliando o fluxo de ajuda através de corredores terrestres", disse o CENTCOM.
Há três dias, os Estados Unidos realizaram seu primeiro lançamento aéreo, no qual distribuíram aproximadamente 38.000 lotes de alimentos. Por sua parte, o Exército jordaniano indicou em um comunicado que a ajuda que entregaram hoje continha materiais proporcionados pelo Programa Alimentar Mundial (PAM).
Desde o começo da ofensiva israelense contra o Hamas depois do ataque do dia 7 de outubro, a Jordânia já realizou 28 lançamentos aéreos de ajuda humanitária, 15 deles em cooperação com outros países como Egito, Emirados Árabes Unidos e França.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano