Nuvens de cinza também afetaram o aeroporto internacional de Nice, no sul da França| Foto: AFP

A Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol) informou neste domingo (9) esperar que a nuvem de cinzas procedente do vulcão islandês Eyjafjallajokull diminua ao longo do dia, permitindo que aeroportos na Itália sejam reabertos mais tarde. "A expectativa é de que a maioria dos aeroportos fechados no momento seja reaberta mais tarde", disseram representantes da Eurocontrol em Bruxelas. Na Irlanda, porém, as autoridades preveem que aeroportos locais precisarão interromper as atividades.

CARREGANDO :)

Em comunicado, a Eurocontrol estimou que o número de voos na Europa ficará cerca de 500 abaixo da média para um domingo nesta época do ano, já que a nuvem "ainda atinge significativamente o espaço aéreo europeu". Dezenas de voos foram cancelados hoje na França, na Itália e em Portugal. Controladores, no entanto, têm a expectativa de que os voos sejam retomados neste domingo em Milão, assim como em Pisa e em Florença.

Na França, as autoridades disseram que os cancelamentos afetaram Nice, onde fica o aeroporto internacional mais próximo de Cannes que aguarda a chegada dos primeiros participantes de seu festival internacional de cinema. No mês passado, nuvens de cinzas vulcânicas vindas da Islândia provocaram o fechamento de aeroportos europeus por seis dias. Mais de 100 mil voos foram cancelados, impedindo o tráfego de 8 milhões de passageiros e causando prejuízos estimados em 2,5 bilhões de euros.

Publicidade
Veja também
  • Cinzas de vulcão da Islândia agora fecham aeroportos no norte da Itália
  • Nuvem de cinzas de vulcão fecha 19 aeroportos espanhois
  • Nuvem de cinzas fecha aeroportos da Espanha e Portugal
  • Nuvem de cinzas atrasa voos da Europa para América