Londres (Folhapress) Os representantes do Reino Unido, da França e da Alemanha vão entregar em uma semana as propostas ao governo do Irã para que este suspenda as atividades em seu programa nuclear, disse ontem o Ministério das Relações Exteriores britânico, em um comunicado. "Os ministros das Relações Exteriores do Reino Unido, da França e da Alemanha e o representante da União Européia escreveram ao negociador-chefe do Irã sobre atividades nucleares confirmando que as propostas, completas e detalhadas, serão dadas ao Irã em uma semana", diz o comunicado. "Se o Irã persistir, vamos, como primeiro passo, consultar em caráter de urgência nossos parceiros na diretoria da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)", acrescenta o documento.
O Irã, no entanto, havia rejeitado ontem o pedido dos países europeus para adiar a apresentação das propostas. "Rejeitamos qualquer adiamento", disse ontem o porta-voz do Supremo Conselho de Segurança Nacional, Ali Aghamohammadi, que queria receber as propostas hoje. A UE pediu ao governo iraniano um prazo até 7 de agosto para apresentar as propostas ao governo iraniano.
"Isso significa que as propostas a respeito do programa nuclear iraniano serão, na prática, adiadas por um tempo ilimitado. O que quer dizer que não atendem as expectativas mínimas do Irã", disse Aghamohammadi.
Os representantes da França, Alemanha e do Reino Unido se comprometeram a apresentar ao governo iraniano um pacote de incentivos econômicos e políticos para que o país abandone seu programa de enriquecimento de urânio.
Retomada
O governo do Irã havia anunciado na quarta-feira que vai retomar algumas de suas atividades nucleares, independentemente de quais ofertas a UE irá apresentar. "Espero que suas propostas prevejam, tal como estava acertado, a reabertura de Isfahan. Porém, figure ou não, nós vamos retomar as atividades de Isfahan", disse então o presidente iraniano, Mohammad Khatami, referindo-se à fábrica de conversão localizada na cidade.
As instalações da fábrica de conversão de Ispahan transformam o minério de urânio em tetrafluoreto de urânio e hexafluoreto de urânio, gases que são introduzidos nas centrífugas para a produção de urânio enriquecido.