Policiais evacuaram torre pela segunda vez em menos de duas semanas após alerta de bomba| Foto: Lionel Bonaventure/AFP

Autoridades da segurança frustraram uma série de ataques terroristas contra três países da Eu­­ropa – o Reino Unido, a França e a Alemanha – que haviam si­­do planejados por um grupo su­­pos­­tamente ligado à rede Al-Qae­­da no Paquistão. As informações fo­­ram divulgadas pela rede de tevê britânica Sky News, que cita fontes da inteligência.

CARREGANDO :)

De acordo com o editor de as­­suntos internacionais Tim Mar­­shall, ataques simultâneos eram planejados para ocorrer em Lon­­dres e em grandes cidades da França e da Alemanha. Os planos terroristas estavam em estágio avançado e estavam sendo monitorados havia algum tempo, mas as ações não eram iminentes, segundo as fontes citadas.

As informações surgem no mesmo dia em que a Torre Eiffel – um dos principais pontos tu­­rísticos de Paris – foi esvaziada pela segunda vez em duas semanas devido a um alerta de bomba. "Isso não significa necessariamente que a torre seria um al­­vo, mas mostra o quanto os franceses estão nervosos", disse Marshall.

Publicidade

De acordo com o jornalista, depois que os planos foram descobertos, o Exército americano passou a ajudar os aliados europeus a matar líderes terroristas na região do Waziristão. Nos últimos 30 dias, houve um número recorde de 20 ataques com mísseis americanos na região pa­­quistanesa.

"Acredito que tais ataques com mísseis tinham como alvo a liderança por trás desse plano em particular, que tinha uma conexão com a Al-Qaeda e possivelmente com algum braço do Taleban na Europa", disse ainda Marshall. "Vários líderes fo­­ram mortos, por isso a ameaça terrorista não cresceu", acrescentou.

Outros analistas ligam a ameça de novos ataques à proibição ao véu islâmico na França, no úl­­timo dia 14.