A partir de 6 de novembro, todos os aeroportos dos 25 países-membros da União Européia (mais Noruega, Islândia e Suíça) estarão adotando novas medidas de segurança para o conteúdo das bagagens de mão. As novas normas serão obrigatórias para todos os passageiros que estiverem a bordo de companhias aéreas de todas as nacionalidades (incluindo as não-européias).
No caso do Brasil, essas medidas se aplicam para os passageiros que embarcam aqui e fazem conexão dentro da Europa, na ida ou na volta de sua viagem, conforme informou o grupo AirFrance-KLM em um comunicado oficial.
A seguir as normas:
Líquidos, cosméticos etc - Líquidos devem ser embalados em recipientes ou tubos de até 100ml e levados em um saco plástico transparente e selado de capacidade máxima de 1 litro (tamanho aproximado de 20cm x 20cm). Todos os produtos líquidos, pastosos e em forma de gel se encaixam nessa determinação: água mineral, perfumes, bebidas, loções, cremes, gel de banho, xampu, rímel, protetor labial líquido, sabonete em barra, aerossóis, pasta de dente, sabonete líquido, desodorantes e quaisquer outros itens de consistência similar.
Papinhas para bebês - Comidas e bebidas para bebês para uso durante a viagem e medicamentos para uso durante o vôo (desde que com receita médica e/ou o recibo de compra) serão permitidos na cabine.
Eletrônicos - Alguns itens deverão ser apresentados separadamente para triagem nos pontos de controle de segurança dos aeroportos: aparelhos elétricos grandes (laptops, câmeras digitais e aparelhos de DVD), casacos e a sacola plástica transparente com os recipientes para líquidos, pastas ou gel, produtos para bebês, medicamentos acompanhados de receita ou relatório médico.
Duty-Free - Para compras nos Duty-Free Shoppings feitas por passageiros em vôo de conexão em qualquer aeroporto europeu, os itens comprados a bordo de companhias européias ou em lojas de aeroportos dentro da União Européia (mais Noruega, Islândia e Suíça) devem ser colocados em sacolas seladas pelo vendedor e o recibo deve ser guardado para comprovar a compra. Em qualquer outro caso, todo produto líquido comprado será confiscado.
A Air France e a KLM lembram ainda que as normas não se aplicam aos casos de vôos diretos, como, por exemplo, do Brasil para Paris e Amsterdã, assim como na volta, se não houver conexão dentro da Europa. A empresa avisou também que vai informar aos seus passageiros sobre essas novas normas da União Européia em vários momentos: na reserva, na emissão do bilhete, em seus sites, lojas e no check-in. Folhetos explicativos e sacos plásticos serão distribuídos gratuitamente nos aeroportos, nos primeiros dias após o início da implantação das normas.
Para simplificar os procedimentos nos aeroportos, é recomendável que os passageiros despachem o máximo possível de seus bens na mala que seguirá no porão do avião, deixando o mínimo necessário na bagagem de mão, como documentos, dinheiro e objetos de valor.
Deixe sua opinião