Curitiba Quem tem interesse em estudar em algum dos 25 países da União Européia (UE) tem até o dia 22 de dezembro para concorrer às bolsas de estudo do Programa Alban. Quem já passou pela experiência, aprova. A psicóloga Raquel Alencar Barreira Rolim, de 27 anos, está estudando há um ano na Universidade de Paris VII / Sorbonne. Ela conquistou uma das bolsas oferecidas pelo programa em 2004, embarcou para a França em outubro do ano passado e terá mais dois anos para concluir o doutorado em Antropologia Psicanalítica e Práticas Clínicas no Corpo.
"Escolhi o curso por causa das disciplinas, que me interessavam, pela boa reputação da universidade e também pelo meu orientador Paul-Laurent Assoun, que é uma pessoa de grande prestígio na Psicanálise. Já escreveu 32 livros".
Nascida em Campina Grande, na Paraíba, Raquel conta que tentou a bolsa de estudo por duas vezes. "Da primeira vez minha candidatura não foi aceita porque preenchi o formulário com dados que eles consideraram incoerentes: coloquei doutorado como primeira opção e mestrado em outro curso como segunda." Não funcionou.
Quando voltar ao Brasil, Raquel planeja continuar atendendo pacientes e, ao mesmo tempo, iniciar sua carreira como professora universitária. "Acredito que a bagagem dos cursos que tenho feito, o acesso ampliado a publicações internacionais e o contato com a prática da minha profissão, às vezes diferente da que conhecia, estão contribuindo para que eu construa uma identidade profissional mais ampla e rica."
A dica da Raquel para quem vai tentar a bolsa européia é investir no aprendizado da língua do país onde vai estudar, ler o guia do candidato com bastante atenção e enviá-lo com antecedência.
As inscrições do Alban estão abertas para cursos que terão início em 2007 e a permanência na Europa pode variar de seis meses a três anos. O programa é dirigido aos latino-americanos que gostariam de fazer pós-graduação ou especialização no exterior. O portal Universia (www.universia.com.br), que reúne 985 universidades na América Latina e na Península Ibérica, está divulgando as informações para os interessados. Lá encontram um guia com a documentação e os requisitos para a inscrição.
O investimento da UE neste programa passa dos 75 milhões de euros. O Alban oferece 2.500 euros (cerca de R$ 6.700) mensais para quem for aceito em especializações de mestrado e doutorado e 1.500 (cerca de R$ 4 mil) para quem optar por pós-graduação. A organização estima que 3.900 latino-americanos serão beneficiados com as bolsas até 2010.