• Carregando...
Entenda o ritual que teve participação de Evo Morales |
Entenda o ritual que teve participação de Evo Morales| Foto:

O presidente Evo Morales foi ungido ontem como líder espiritual dos indígenas da Bolívia, na cidade de Tiwanaku, pelas mãos de uma centenária mu­­lher aymara, um dia antes de assumir seu segundo mandato, que vai até 2015.

O complexo de Tiwanak, 70 km a oeste de La Paz, a 3.800 metros de altura nos Andes bolivianos, foi o cenário da ce­­rimônia religiosa para Mo­­ra­­les, o primeiro indígena a chegar à Presidência da Bo­­lí­­via desde a fundação do país, em 1825.

A pirâmide de Akapana ("daqui se mede"), a maior cons­­trução em pedra da Amé­­ri­­ca do Sul, e o templo religioso de Kalasasaya ("local das pedras verticais"), foram os dois sítios eleitos, onde o presidente pe­­diu aos deuses andinos sabedoria para governar.

Para o ritual, Morales se vestiu com um "uncu" branco (uma manta retangular) de lã de lhama e um "chucu" (gorro de quatro pontas) que representa a união dos pontos cardeais.

Ainda ontem, Evo Morales disse que pedirá uma reunião de emergência da ONU "para repudiar e rejeitar essa ocupação militar dos Estados Unidos no Haiti".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]