O presidente Evo Morales escolheu uma ex-miss de 25 anos, sem experiência política, como candidata a governadora do departamento (estado) de Bein, reduto da oposição conservadora boliviana. "Será a única governadora mulher do país. Temos debatido bastante e consideramos sua juventude e capacidade", disse Morales na apresentação da ex-miss Bolívia Jessica Jordan na noite de quinta-feira na capital de Beni, Trinidad.
"Estou agradecida ao senhor presidente por ter me convidado e, depois de fazer uma profunda avaliação com minha família, aceitei o desafio", disse a modelo. "Aceitei a candidatura para ganhar."
Morales está usando os mesmos mecanismos dos partidos tradicionais em sua tentativa de ganhar espaços políticos, recrutando pessoas populares para a política. O caso de Jordan não é o único.
A miss Bolívia de 2007 vai enfrentar o popular governador de Beni, Ernesto Suárez. Além dele, o governador de Santa Cruz, Rubén Costas, e o de Tarija, Mario Cossio, formam a mais dura frente opositora a Morales desde que ele foi eleito pela primeira vez no final de 2005.
Os três renunciaram nesta semana para concorrer à reeleição como favoritos em suas regiões.
Nas eleições de 4 de abril serão eleitos nove governadores, prefeitos e representantes legislativos regionais em eleições que vão configurar o tabuleiro político.
Deixe sua opinião