A população mundial cresce desde o surgimento do homem no planeta. De 8000 anos antes de Cristo até hoje, estima-se que o total de habitantes da Terra tenha passado de 5 milhões para 6 bilhões. Em alguns períodos, o crescimento foi lento. Em outros, houve explosão demográfica.
Mudança de rumo
Uma década atrás, os especialistas diziam que a taxa de fertilidade se estabilizaria em cerca de 2,1 filhos por mulher. Mas isso não ocorreu. Em praticamente toda a Europa, a taxa é de menos de 1,5. Na Alemanha, por exemplo, um quarto das mulheres decidiu não ter filhos.
Salto demográficoO mais fantástico crescimento demográfico da história foi registrado nos últimos 50 anos, período em que a população mundial passou de 2 bilhões para 6 bilhões. O problema é que menos da metade da população tem um bom padrão de vida. Um terço passa fome.
Projeção escocesa
A Rússia perde cerca de um milhão de habitantes por ano e a Europa, 700 mil. Uma projeção mostra que, no ano 3573, a Escócia terá só dois habitantes. O mais preocupante, no entanto, é o envelhecimento populacional, que pode ampliar a proporção de aposentados, por exemplo.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp