O ex-apresentador da "BBC", Stuart Hall, condenado recentemente por mais de dez delitos sexuais contra crianças, perdeu nesta terça-feira (22) a Ordem do Império britânico (OBE, na sigla em inglês) que lhe foi concedida no dia 1º de janeiro de 2012.
A distinção, entregue no ano passado pela rainha Elizabeth II pelos serviços de Hall à radiodifusão e à caridade, foi revogada após o cancelamento formal hoje por parte da soberana.
A decisão final foi tomada após uma reunião do chamado comitê de confisco, formado por personalidades independentes, que recomendou à rainha a revogação desse título.
"O confisco do título reconhece que o jornalista foi um predador sexual", disse Alan Collins, o advogado que representa as vítimas de Stuart Hall, de 83 anos.
Stuart Hall, detido em dezembro de 2012 por vários delitos sexuais, é conhecido no Reino Unido por apresentar alguns programas televisivos como "It's a Knockout", um popular concurso de comédia britânica, e as notícias regionais da "BBC" no nordeste da Inglaterra nos 60 e 70.
Não é a primeira vez na história que se revoga este tipo de distinção. Em 2012 foi retirado o título de cavaleiro do Império Britânico de Fred Goodwin, ex-chefe do banco RBS, pelo seu papel na crise bancária e de Michael Brewer, diretor da Escola de Música britânica, após ser declarado culpado de abusar sexualmente um aluno.