A posse de Fernando Lugo acontece em um ótimo momento para ele e para o partido. Segundo pesquisa divulgada pelo jornal ABC Color, o ex-bispo conta com apoio de 93% da população, que dizem ter uma referência "muito boa do novo presidente.
Com vestuário discreto, que inclui até mesmo sandálias, Lugo jurou "observar e fazer observar a Constituição ante o presidente do Senado, Enrique González Quintana, e o plenário do Congresso.
Em contrapartida, o ex-presidente Nicanor Duarte, pertencente ao Partido Colorado, foi vaiado pelos manifestantes ao abandonar a sede legislativa depois de entregar os atributos presidenciais a González Quintana.
No mesmo ato, também tomou posse o vice-presidente do país, Federico Franco, do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), segunda força eleitoral e suporte da Aliança Patriótica para a Mudança (APC), a coalizão de ampla base ideológica que levou Lugo ao poder.
O ex-bispo ficará no cargo até 2013. Lugo não tem experiência política e sua primeira candidatura foi para a Presidência.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast