O ex-deputado independente Ali Zidan, que abandonou recentemente sua cadeira no Legislativo, foi eleito neste domingo o novo primeiro-ministro da Líbia, em substituição de Mustafa Abushagur, que apresentou sua renúncia em 7 de outubro.

CARREGANDO :)

Zidan recebeu 93 votos da Assembleia contra 85 de seu principal adversário, Mohamed al Hashmi al Hirari.

A vitória do antigo parlamentar, que abandonou seu assento para aspirar à direção do executivo, foi anunciada pouco depois da votação, pelo próprio presidente da câmara, Mohammed al Meguirif. Agora, Zidan tem prazo máximo de duas semanas para apresentar seu gabinete.

Publicidade

Horas antes da votação, Zidan apresentou seu programa de Governo, no qual estabeleceu como prioridades: a segurança no país, a reconciliação nacional, a melhora dos serviços públicos e a descentralização do Estado.

Ali Zidan Mohammed, ex-candidato à presidência do Parlamento líbio, nasceu em 1950, na cidade de Wadan, a 800 quilômetros de Trípoli.

Trabalhou no corpo diplomático entre 1975 e 1982, quando resolveu romper com o regime e se unir a Frente Nacional para a Salvação da Líbia, onde permaneceria até 1992.

Em Genebra fundou a Associação Líbia para os Direitos Humanos, da qual foi porta-voz oficial e membro de 1989 até 2012.

A Líbia está imersa em um complexo processo de transição desde que, em setembro do ano passado, triunfou um levante popular, que resultou no fim da ditadura de Muammar Kadafi, que estava no poder desde 1968.

Publicidade

Desde então, os país vive situação de instabilidade política e social. Os principais problemas são as divisões regionais, a insegurança e a enorme quantidade de armas em mãos de diversos grupos.