A ex-executiva-chefe da News International Rebekah Brooks e seu marido, Charlie Brooks, estão entre os seis detidos nesta terça-feira na Inglaterra por envolvimento no caso da espionagem jornalística, informou a agência "Press Association".
Rebekah Brooks, que foi diretora do dominical "The News of the World" e do jornal "The Sun", era o braço direito do magnata da imprensa Rupert Murdoch, dono do império News Corporation, até sua renúncia em julho de 2011 por causa do escândalo das escutas.
Esta é a segunda vez que Rebekah é detida por envolvimento com o caso. Tempos atrás ela foi detida depois de sua renúncia do News International e libertada após o pagamento de fiança.
A Polícia só informou sobre a detenção de seis pessoas - cinco homens e uma mulher - nesta manhã em diferentes endereços de Londres e no sul da Inglaterra por obstrução à justiça em relação com a espionagem cometida pelo grupo News International.
Charlie Brooks, conhecido treinador de cavalos de corrida, é amigo do primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron. Os dois foram colegas no elitista colégio de Eton (sudoeste de Londres).
No último dia 1º, Cameron admitiu que sua amizade com Charlie Brooks supera os 30 anos. O casal cuidou durante dois anos de uma égua do político, animal que havia sido cedido por empréstimo da Polícia.
O "The News of the World" foi centro de uma grande polêmica em 2011 ao vir à tona o escândalo das escutas ilegais de celulares de ricos e famosos, assim como de vítimas de terrorismo e membros das Forças Armadas.
Por causa do escândalo, a Polícia agora conduz uma investigação batizada de "Operação Weeting", o que levou a detenção de dezenas de funcionários do "The News of the World" e também do sensacionalista "The Sun".
Segundo a imprensa britânica, Rebekah, de 43 anos, foi detida nesta terça-feira em sua residência de campo no condado de Oxfordshire (sul da Inglaterra) sob suspeita de conspirar para obstruir a justiça.
A Polícia, que não divulgou a identidade dos detidos, informou que se trata de um homem de 49 anos e uma mulher de 43, ambos de Oxfordshire; um homem de 39 anos de Hampshire, um homem de 46 anos no oeste de Londres, um homem de 38 de Hertfordshire, e outro homem de 48 anos do leste de Londres.
Os seis - detidos entre as 2h e às 4h (de Brasília) desta terça-feira - estão sendo interrogados em delegacias dos condados de Buckinghamshire, Oxfordshire e Londres, detalhou a Polícia, que especificou que a operação aconteceu após consultas com a Promotoria.
Como indica a agência "Press Association", Rebekah Brooks está sendo interrogada em uma delegacia em Oxfordshire e seu marido em outra do condado de Buckinghamshire.
À margem desta investigação sobre as escutas, a Polícia de Londres investiga o caso dos supostos subornos de jornalistas à Polícia com o objetivo de obter notícias exclusivas.
Em fevereiro, James Murdoch, filho do Rupert Murdoch, apresentou sua renúncia como presidente da News International na Europa para assumir outras responsabilidades da News Corporation em Nova York.
Atualmente, o juiz Brian Leveson conduz uma ampla investigação sobre a ética jornalística e a relação entre a imprensa e a Polícia. EFE
Deixe sua opinião