Mike Huckabee se tornou nesta terça-feira (5) o sexto político a entrar na disputa pela candidatura do Partido Republicano à Presidência dos EUA. O ex-governador de Arkansas, de 59 anos, fez o anúncio em Hope, uma pequena cidade onde nasceu e de onde já saiu um presidente americano: Bill Clinton.
Ex-pastor batista, Huckabee já esteve na disputa em 2008, mas espera ter melhor sorte desta vez e deve contar com o apoio dos sociais conservadores. Ele já havia antecipado que anunciaria sua candidatura nesta terça-feira e escolheu a cidade natal para isso.
Popular entre cristãos evangélicos, ele perdeu prestígio nas primárias de 2008 e desistiu da corrida após rir dos críticos que questionaram se não havia exagerado ao misturar religião e política em uma campanha de Natal.
Estrategistas afirmam que ele pode tirar votos de conservadores como Rand Paul, Ted Cruz e do governador de Wisconsin, Scott Walker, que ainda não lançou sua candidatura.
Além de Huckabee, Paul e Cruz, já lançaram suas campanhas às primárias a ex-presidente da Hewlett-Packard (HP) Carly Fiorina, o médico Ben Carson e o senador Marco Rubio.