O Brasil pode ter sido o destino escolhido por Iñaki De Juana Chaos, um dos principais líderes do grupo separatista basco ETA, para um "refúgio anônimo na América do Sul", segundo informações publicadas nesta quarta-feira (13) pelo jornal espanhol "El Mundo".
Após cumprir 21 anos de prisão na Espanha, Chaos foi libertado há duas semanas e teria viajado para a América do Sul, afirma a reportagem do diário, para fugir da repercussão que sua libertação causou. Seu destinado exato, porém, não foi revelado. Há chances de que ele esteja no Brasil, na Argentina ou no Chile.
Antes de viajar, o ex-ativista teria sido visto em um apartamento que possui em San Sebastián, no norte da Espanha. Posteriormente, teria ido a Paris, de onde pegou um avião com destino a São Paulo, Buenos Aires ou Santiago.
No fim dos anos 80, Chaos foi condenado a 3.000 anos de prisão pelo assassinato de 25 pessoas, mas acabou libertado no último dia 2 de agosto após duas décadas de reclusão. O fato gerou grande insatisfação na Espanha. As informações são da Ansa
Mais “taxa das blusinhas”? Alta do ICMS divide indústria nacional e sites estrangeiros
O que propõe o acordo UE-Mercosul, desejado por Lula e rejeitado por agricultores europeus
O ataque grotesco de Lewandowski à imunidade parlamentar
Marcos Pereira diz que anistia a réus do 8/1 não deve ser votada agora para não ser derrubada no STF