Um ex-policial polonês foi detido nesta quinta-feira suspeito de provocar uma alerta falso de bomba no metrô de Varsóvia, dias depois dos ataques em Londres.
A polícia identificou o suspeito como Jacek K. e disse que ele trabalhou como policial nos anos 1990. Se for considerado culpado, o homem de 44 anos pode pegar até oito anos de prisão.
O suspeito usou um telefone celular pré-pago para ligar ao número de um serviço de emergência. O metrô foi desocupado devido ao alerta.
- Nós detivemos a pessoa responsável pelo alarme falso. A Promotoria vai cuidar das próximas medidas - disse a porta-voz da polícia Alicja Hytrek.
Varsóvia registrou outros alertas falsos de bombas na quarta-feira. A polícia disse que está investigando se o homem também está envolvido nos outros casos.
A Polônia reforçou a segurança nas estações de trens e ônibus, aeroportos e metrôs depois dos ataques de quinta-feira passada ao sistema de transportes de Londres, que mataram ao menos 52 pessoas.
Assim como a Grã-Bretanha, a Polônia faz parte da força liderada pelos Estados Unidos no Iraque, onde possui cerca de 1.700 soldados.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura