O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva questionou hoje o governo dos Estados Unidos pela suposta realização de espionagem contra a presidente Dilma Rousseff. "Qual foi o crime que Dilma cometeu?", questionou Lula em tom irônico durante discurso hoje, no fórum "Um mundo sem fome: estratégias de superação da miséria", do qual participaram representantes de Brasil, África e América Latina.
"Nós precisamos levar a sério a questão da democracia ou, por acaso, podem o senhor (Barack) Obama e seu esquema de inteligência espionar as conversas de nossa presidente?", questionou o ex-presidente, durante o evento realizado em São Paulo.
Documentos que teriam sido entregues pelo ex-analista da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowden ao jornalista americano Glenn Greenwald, colunista do jornal britânico "The Guardian", revelam que o órgão espionou as comunicações de Dilma.Além disso, outros documentos indicam que a Petrobras foi outro alvo dos espiões americanos, segundo relatório divulgado em reportagem da Rede Globo, domingo.
- Alemães protestam contra espionagem dos EUA
- Governo dos EUA teria espionado a Petrobras
- Petrobras não comenta suposta espionagem pelos EUA
- Agência norte-americana consegue acessar conteúdo de smartphones
- Ministro brasileiro embarca para Washington para ouvir explicações
- Facebook quer divulgar mais dados sobre pedidos do governo dos EUA
- Motivo para espionar a Petrobras é econômico, diz Dilma
- Governo brasileiro negocia segurança para jornalista norte-americano
- Com espionagem, Dilma pede urgência na votação do marco civil da internet