O ex-presidente argentino Carlos Menem (1989/99), 76 anos, lançou nesta sexta-feira sua candidatura a governador de La Rioja (noroeste do país) para as eleições do próximo dia 19 de agosto, durante um congresso realizado em sua província natal.

CARREGANDO :)

Apesar de ter manifestado várias vezes sua intenção de concorrer à presidência no pleito de outubro, Menem finalmente optou pelo cargo executivo máximo da província que já governou por duas vezes (1973/1976 y 1983/89). O atual partido de Menem é o Movimento Lealdade e Dignidade, uma das três divisões resultantes do racha do peronismo provincial.

Os rivais de Menem na disputa serão o atual governador interino, Luis Beder Herrera, da Frente do Povo, e Ricardo Quintela, da Frente para a Vitória, partido do presidente Néstor Kirchner. La Rioja é um dos distritos mais pobres da Argentina, com 300 mil habitantes em um país de 37 milhões.

Publicidade

No comício, o ex-presidente lembrou sua década de gestão como chefe de Estado da Argentina e criticou duramente Kirchner, a quem qualificou de "mentiroso", "populista de esquerda" e "covarde", referindo-se à organização armada peronista na qual atuou na década de 70.

Veja também
  • Conservador Mauricio Macri será o prefeito de Buenos Aires