Alberto Fujimori
Em abril de 1992, Fujimori fecha o Congresso e suspende garantias constitucionais. O ato foi considerado um autogolpe. Fujimori se reelege e começam a surgir denúncias de violação aos direitos humanos. Em 2000, Fujimori se candidata pela 3.ª vez e vence em um conturbado pleito. Um escândalo político põe fim a era Fujimori, que renuncia em visita ao Japão.
Alan García
Tornou-se presidente em 1985. Uma das primeiras decisões como como presidente foi decretar a moratória da dívida externa. Uma frente oposicionista, liderada pelo escritor Mario Vargas Llosa, se forma quando García tentar estatizar o sistema bancário. Em 1990, a inflação no país atingiu cifras de 7.600%, que levaram a greves e ao terror senderista. No mesmo ano, Vargas Llosa se candidata à Presidência, mas perde as eleições para Alberto Fujimori.
Alejandro Toledo
Em 2001, o economista indígena Alejandro Toledo vence as eleições em acirrada disputa com Alan García. Toledo perde popularidade ao fracassar na promessa de reativar a economia. Em 2003, os plantadores de coca lideram manifestações contra a erradicação do cultivo ilegal. Toledo iniciou as negociações do Tratado de Livre Comércio com os EUA, espera-se que entre em vigor até o fim de 2006.
Deixe sua opinião