O ex-senador Jim Webb anunciou nesta quinta-feira (2) sua pré-candidatura democrata à Presidência dos Estados Unidos, prometendo lutar contra a influência política dos interesses capitalistas e trazer uma nova abordagem para a resolução de problemas.
Webb, de 69 anos, que representou o Estado da Virginia no Senado norte-americano de 2007 a 2012, é o quinto democrata a anunciar a intenção de disputar a eleição em 2016. Ele enfrenta o desafio de superar a favorita Hillary Clinton.
“Conheço as chances, particularmente no clima político de hoje, onde o debate justo é afogado frequentemente por gigantescas somas de dinheiro”, disse Webb em mensagem no seu site.
“Nosso país precisa de uma nova abordagem para resolver os problemas com que nos defrontamos e que muitas vezes desnecessariamente nos dividem”, ele disse.
Herói condecorado da Guerra do Vietnã, Webb é conhecido por suas críticas francas à política externa e estratégia militar dos Estados Unidos, e por seu apoio às tropas norte-americanas que servem fora do país.
Ele disse que o foco de sua campanha presidencial será melhorar a segurança nacional, reformar a justiça criminal, ampliar as oportunidades educacionais e questões econômicas que beneficiem os trabalhadores.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”