Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
monitoramento nos eua

Ex-vice-presidente defende sistema de espionagem

O ex-vice-presidente americano Dick Cheney defendeu neste domingo (16) o programa secreto de monitoramento de usuários da internet pelo governo -denunciado nos últimos dias por um ex-técnico da CIA.

Segundo Cheney, que foi vice de George W. Bush, entre 2001 e 2009, um sistema de vigilância como o da Agência de Segurança Nacional (NSA) poderia ter evitado em 2001 os atentados do 11 de Setembro e pode prevenir, inclusive, "um ataque nuclear".

Apesar de defender o monitoramento, Cheney disse que o presidente Barack Obama "não tem credibilidade".

Em documento do diretor nacional de inteligência, James Robert Clapper, a senadores, ele afirma que os programas para espionar usuários de internet e grampear telefonemas evitaram "dezenas de ataques terroristas" -entre eles um atentado contra o metrô de Nova York em 2009.

Segundo o texto, menos de 300 registros telefônicos foram monitorados em 2012.

Nos três últimos dias, Facebook e Microsoft foram as primeiras empresas acusadas de envolvimento no esquema de vigilância a divulgar as demandas feitas pelo governo para obter dados de usuários.

O Facebook disse ter recebido pedidos sobre informações de até 19 mil usuários no segundo semestre de 2012. No caso da Microsoft, foram até 32 mil clientes.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.