Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ciência

Exame que detecta câncer no sangue será vendido nos EUA

Washington - A gigante farmacêutica americana Johnson & Johnson anunciou ontem estar trabalhando com cientistas para melhorar um exame que detecta células cancerígenas no sangue, a fim de que, algum dia, ele esteja disponível nos consultórios médicos.

O método, conhecido como microchip de circulação de célula cancerígena (Circulating Tu­­mor Cell, CTC), foi classificado como um avanço revolucionário no diagnóstico de câncer, quando desenvolvido pela primeira vez há vários anos por médicos do Hospital Geral de Massachu­­setts (nordeste).

Nova tecnologia

O teste detecta células cancerígenas que se separaram de um tu­­mor e circulam em níveis muito baixos no sangue. "Esta nova tecnologia, que utiliza um exame de sangue fácil de administrar e não invasivo, nos permitiria en­­contrar células cancerígenas e caracterizar a biologia delas", disse Robert Mc­­Cormack, chefe de Inovação Tec­­nológica e Es­­tratégia da Veridex, uma divisão da Johnson & Johnson.

A empresa uniu a Veridex, que é a única empresa a de­­senvolver uma versão do teste para o mercado americano, com investigadores clínicos para desenvolver uma versão melhorada da tecnologia atual. A "próxima geração" busca aprimorar a sensibilidade do exame atual e colocá-lo à disposição de oncologistas "co­­mo uma ferramenta de diagnóstico para o cuidado personalizado de pacientes e para que os investigadores acelerem e me­­lhorem o processo de descobrimento e desenvolvimento de novos medicamentos", explicou a Veridex. Este teste sanguíneo deve poder um dia substituir as técnicas atuais de detecção.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.