O papa Francisco passou "uma noite tranquila" e está "em boas condições", segundo indicam os exames de rotina após a cirurgia abdominal a que foi submetido nesta quarta-feira (7) em Roma, informou nesta quinta-feira (8) o Vaticano.
"A equipe médica que acompanha o período pós-operatório do papa relata que ele passou uma noite tranquila, descansando por um longo tempo; ele está em boas condições, acordado e respirando espontaneamente", afirma uma nota do porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni.
Bruni acrescentou que "os controles de rotina são bons e ao longo do dia observará o repouso pós-operatório necessário".
“O papa está sendo informado das mensagens de proximidade e afeto que chegaram nas últimas horas e expressa sua gratidão, ao mesmo tempo em que pede para que continuem rezando por ele”, conclui o comunicado.
O médico que o operou, Sergio Alfieri, e que também havia liderado a equipe médica da operação de cólon a que foi submetido em julho de 2021, relatou na quarta-feira após a cirurgia que tudo correu bem, que Francisco estava acordado e que até fez várias piadas.
Em entrevista à imprensa no hospital Gemelli, Alfieri explicou que qualquer outro tipo de patologia está descartada e que tanto a do cólon quanto a atual são "benignas". Ele, porém, não disse quantos dias o papa terá que permanecer internado, já que tudo dependerá de como seu quadro vai evoluir, levando em conta que tem 86 anos.
O Vaticano cancelou todas as audiências e atos do papa até 18 de junho. Foram mantidas duas viagens que fará a Lisboa no início de agosto, para participar da Jornada Mundial da Juventude, e à Mongólia no final do mesmo mês.