O Departamento de Defesa norte-americano divulgou nesta semana que está investindo no desenvolvimento de motos voadoras. As hoverbikes parecem até itens de ficção científica, mas já vêm sendo desenvolvidas por uma startup britânica chamada Malloy Aeronautics,com a qual os EUA fecharam acordo, há um certo tempo.
Para o governo dos Estados Unidos, elas são uma boa alternativa aos helicópteros -- o objetivo das forças de defesa do país é utilizá-las em algumas missões em que hoje são necessários os veículos voadores mais pesados, como resgate de vítimas, vigilância ou reabastecimento de suprimentos em áreas de conflito.
A vantagem econômica é clara: segundo a Malloy Aeronautics, as motos voadoras são bem mais baratas do que os helicópteros. Além disso, destacam sua segurança, já que a as turbinas da hoverbike ficam protegidas por uma carenagem.
Segundo informações do fabricante, a versão da hoverbike para o exército americano terá uma espécie de robô humanóide teleguiado por uma câmera instalada em sua cabeça.
Após o projeto, a empresa pretende continuar trabalhando em versões comerciais das motocicletas -- o seu objetivo inicial.