O Exército de Israel informou nesta quinta-feira (18) que atacou e destruiu o principal quartel-general militar do Hamas em Khan Younis, reduto do grupo no sul da Faixa de Gaza, onde os combates vêm ocorrendo desde o início de dezembro.
"Os soldados da brigada Givati realizaram um ataque direcionado ao quartel, que pertence ao Batalhão Sul da Brigada de Khan Younis do Hamas, e aos escritórios do comandante do batalhão e de outros altos cargos", disse a IDF um comunicado militar.
Os soldados localizaram "inúmeras armas" e documentos de inteligência, incluindo dezenas de granadas de mão, fuzis AK-47, munição, equipamentos de escavação, lançadores, mísseis RPG, explosivos e documentos de gerenciamento de combate, de acordo com a nota. "O complexo do batalhão incluía uma área de treinamento para guerra aberta e urbana, juntamente com escritórios operacionais usados pelos terroristas do Hamas da Brigada de Khan Younis", acrescentou.
O Exército expandiu sua ofensiva para o sul da Faixa de Gaza em 1º de dezembro, após o rompimento da única trégua até então firmada, e imediatamente alcançou a periferia norte da cidade de Khan Younis.
Agora, a brigada Givati do Exército que está lutando em Khan Younis conseguiu chegar à parte mais ao sul da cidade, onde os soldados eliminaram "dezenas de terroristas em combate corpo a corpo, com a ajuda de tanques e apoio aéreo".
Mais de 190 soldados israelenses caíram em combate desde o início de sua ofensiva terrestre no final de outubro dentro do enclave.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Chefe do Dnit responsável pela ponte que caiu no TO já foi preso por corrupção
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos