As Forças de Defesa israelenses (IDF) anunciaram neste domingo (17) a descoberta de uma grande rede de túneis subterrâneos construída pelo Hamas a poucos metros do território de Israel, com capacidade de passagem de veículos pela abertura.
De acordo com o Exército, esse é o maior túnel identificado em Gaza, até o momento. Ele foi equipado com sistemas de eletricidade e comunicação, atingindo até 50 metros de profundidade, e alcança uma distância de 400 metros da agora fechada passagem de Erez, na fronteira norte entre Israel e a Faixa. "Esta enorme rede de túneis, que se divide em vários segmentos, tem uma extensão de mais de 4 km e chega a até 400 metros do ponto de passagem de Erez".
Segundo a IDF, o túnel foi criado para permitir a movimentação de tropas da milícia palestina e como um ponto de lançamento para ataques. "O túnel faz parte da infraestrutura estratégica do Hamas e será destruído", afirmaram militares israelenses.
Um repórter da agência francesa AFP, liberado para visitar a passagem, afirmou que o local estava equipado com tubulações, eletricidade, sistemas de esgoto, ventilação e trilhos.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura