Os rebeldes tuaregues e o exército do Mali retomaram neste sábado os enfrentamentos na cidade de Direi, na região de Timbuktu, no nordeste do país.
Fontes locais contatadas por telefone explicaram à Agência Efe que a cidade se encontra “sob fogo” por causa dos enfrentamentos que semearam o terror entre os moradores.
As fontes acrescentaram que os combates explodiram após um ataque dos tuaregues do Movimento de Libertação Nacional do Azawad (MLNA) e a Coordenadora de Movimentos do Azawad (CMA).
O reatamento dos combates foi confirmado pelo exército malinês e o CMA, mas não se sabe até agora se há vítimas.
Os líderes religiosos do país decidiram se reunir no Estádio poliesportivo Modibo Keïta para lançar um pedido à comunidade muçulmana e a sociedade civil para trabalhar pelo retorno de paz no Mali.
Hoje houve uma manifestação na cidade de Menaka, na região de Gao, em que os manifestantes cantaram palavras hostis à Missão integrada das Nações Unidas para a estabilização do Mali (Minusma) e aos independentistas tuaregues do CMA.
O Conselho de Segurança da ONU expressou ontem sua “profunda preocupação” pelo surto de violência desde a semana passada entre os diferentes grupos rebeldes tuaregues e o exército malinês, assim como pelos ataques jihadistas contra as forças da Minusma, e ameaçou punir os responsáveis pelas violações do cessar-fogo em vigor no país.