A explosão de um caminhão-tanque com combustível deixou ao menos 60 mortos no norte do Haiti, informou nesta terça-feira (14) o vice-prefeito de Cap-Haitien, Patrick Almonord. Dezenas de pessoas ficaram feridas e foram transportadas para hospitais da cidade, a segunda maior do Haiti.
A explosão ocorreu na noite de segunda-feira, quando cerca de cem pessoas saqueavam o veículo, que tinha se envolvido em um acidente em Pont Grand Bois et Samarie, um bairro no centro de Cap-Haitien.
O elevado número de feridos tem sobrecarregado os centros médicos da cidade e o governo anunciou que criará hospitais de campanha. Diversos feridos foram tratados no chão de um hospital devido à falta de leitos, de acordo com as imagens que circulavam nas redes sociais.
O acidente ocorre em um momento em que o país ainda enfrenta problemas de abastecimento de combustível, que foram desencadeados em outubro passado pela ação de grupos armados.
A escassez levou a um comércio informal generalizado e transformou o combustível em bem precioso, com preços que subiram tanto nas estações de serviço como no mercado clandestino.
Na semana passada, o governo haitiano anunciou um aumento acentuado no preço dos derivados de petróleo, variando entre 24% para a gasolina e 108% para o diesel.
O Haiti atravessa uma das crises mais graves das últimas décadas, que se tornou particularmente aguda desde o assassinato do presidente Jovenel Moise, em 7 de julho.
O caos se instalou, Lula finge não ter culpa e o Congresso se omite
Manobra de Mendonça e voto de Barroso freiam Alexandre de Moraes e Flavio Dino; assista ao Sem Rodeios
Lula encerra segundo ano de governo com queda de 16% na avaliação positiva do trabalho
Sem concorrência e com 0,08% de desconto no pedágio, EPR leva lote 6 das rodovias do Paraná