WASHINGTON - Uma explosão cósmica de proporções nunca antes registradas foi detectada no dia 18 de fevereiro pelo satélite Swift da Agência Espacial Americana (Nasa). O fenômeno aconteceu em uma galáxia localizada a cerca de 440 milhões de anos-luz da constelação de Áries e poderá ser visto por astrônomos amadores (portando um telescópio de 40 cm) na próxima semana.

CARREGANDO :)

- É um fenômeno totalmente novo e totalmente inesperado - afirmou Neil Gehrels, pesquisador da Nasa. - É exatamente este tipo de evento, que foge ao 'script', que esperamos que o Swift consiga registrar.

Segundo os pesquisadores, o fenômeno se assemelha muito a uma explosão de raios gama (radiação eletromagnética de ondas muito curtas), o mais distante e poderoso tipo de explosão conhecido pelos astrônomos. Mas o fenômeno registrado no último sábado aconteceu 25 vezes mais perto da Terra e teve duração 100 vezes maior que uma típica explosão de raios-gama.

Publicidade

- O fenômeno registrado durou cerca de 2 mil segundos (33 minutos). A maioria das explosões dura milésimos ou décimos de segundo - disse Gehrels.