A explosão de uma bomba matou nesta terça-feira cinco pessoas em um veículo que passava por uma estrada da região muçulmana do sul da Tailândia, onde aumentaram os ataques da guerrilha separatista islâmica, indicaram fontes da polícia.
A explosão ocorreu no distrito de Ra-ngae, na província de Narathiwat, próxima à fronteira com a Malásia, uma das áreas da região onde os rebeldes são mais atuantes.
Um delegado de Polícia da região disse à imprensa local que os agressores atiraram contra os cinco ocupantes do veículo, ligados às forças de Defesa Civil.
Os ataques com armas leves, assassinatos e atentados com explosivos acontecem quase diariamente em Pattani, Narathiwat e Yala, apesar do reforço de 31 mil soldados das forças de segurança e da declaração do estado de exceção.
Cerca de 5 mil pessoas morreram por causa da violência nas províncias muçulmanas do sul da Tailândia desde que o movimento separatista islâmico retomou a luta armada em 2004.
Os rebeldes denunciam a discriminação sofrida pela maioria budista do país e exigem a criação de um Estado islâmico incluindo as três províncias, que formavam o antigo sultanato de Pattani, anexado pela Tailândia há um século.