Pelo menos oito pessoas morreram nesta sexta-feira (14) na explosão de uma bomba colocada em seu carro quando retornavam de um funeral na província sudeste afegã de Khost, informou a agência local AIP.
A explosão aconteceu no início da tarde na capital regional, Khost, e as vítimas voltavam de render tributo a um morador do lugar que tinha morrido no Paquistão, segundo assinalaram conhecidos das vítimas.
Segundo a mesma fonte, um líder religioso local está entre os mortos.
Outras pessoas que participaram do funeral revelaram à "AIP" que tanto os mortos pela explosão como a pessoa que homenagearam eram "civis, pessoas comuns," e não tinham nenhum vínculo com o governo afegão.
Os atentados suicidas, ao lado das bombas caseiras, são os métodos mais recorrentes dos talibãs para atacar as forças afegãs e internacionais, embora na prática causem um elevado número de vítimas civis.
Segundo divulgou nesta semana a missão da ONU no Afeganistão, Unama, a guerra afegã causou nos primeiros cinco meses deste ano 2.500 vítimas civis, 24 % a mais em relação ao mesmo período do ano anterior.
No Afeganistão está em andamento o processo de retirada das tropas internacionais, que deve terminar em 2014 se forem cumpridos os prazos previstos.
TRF1 autoriza resolução que facilita aborto em menores de 14 anos sem o aval dos pais
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Meta anuncia que adotará sistema semelhante ao do X para checagem de fatos
Morador de rua preso pelos atos de 8/1 é absolvido por Moraes; assista ao Sem Rodeios