Pelo menos 12 pessoas morreram e outras 24 ficaram feridas neste domingo (30) após a explosão de uma bomba que foi plantada ao lado de um campo de futebol em um parque da cidade de Nahrawan, a leste da capital Bagdá. Segundo a polícia, as vítimas são jogadores de futebol e espectadores da partida de futebol amador. A ação acontece um dia após um outro grupo que praticava o esporte ser vítima de outra explosão, que deixou sete mortos.

CARREGANDO :)

Nenhum grupo reivindicou as duas ações e ainda não se sabe os motivos para esse tipo de atentado. Nos últimos dias, os principais alvos de ataques desse tipo são os locais de lazer, como os cafés e os campos de futebol, alguns dos locais de diversão dos iraquianos.

A violência tem crescido no Iraque desde o início do ano, vitimando mais de mil pessoas apenas em maio, o mês mais mortal desde o derramamento de sangue sectário visto em 2006 e 2007.

Publicidade

Os insurgentes, incluindo a filial iraquiana da Al Qaeda, têm recrutado muçulmanos da minoria sunita do país, que se sente marginalizada após a invasão liderada pelos Estados Unidos que derrubou o ex-ditador Saddam Hussein e fortaleceu a maioria xiita.

As tensões sectárias foram inflamadas pela guerra civil na Síria, que contagia rapidamente toda a região, atraindo combatentes xiitas e sunitas do Iraque para lutar em lados opostos do conflito.