Ao menos 12 pessoas morreram nesta quinta-feira e mais de 20 foram feridas pela explosão de um caminhão-bomba guiado por um suicida e por um ataque com bombas logo em seguida na cidade de Mossul, 400 quilômetros ao norte de Bagdá.

CARREGANDO :)

Testemunhas disseram que o caminhão seguia na direção da delegacia policial al-Zaqafa, na parte leste da cidade. Policiais atiraram no veículo, que desviou sua trajetória e explodiu junto a um posto de gasolina, onde vários carros faziam fila para reabastecer.

O atentado aconteceu por volta das 7h30 (1h30 de Brasília). A explosão, segundo as testemunhas, afetou cerca de 40 carros e foi ouvida num amplo raio. As autoridades de Mossul proibiram o tráfego nas ruas da cidade.

Publicidade

Além disso, o oficial de Polícia Waziq Abd al-Kader afirmou que começaram violentos combates, com as forças da Polícia e do Exército enfrentando forças insurgentes.

Mosul, uma cidade majoritariamente sunita, é considerada um dos redutos da insurgência. Tem sido cenário de vários atentados, que mataram dezenas de pessoas, desde a invasão e ocupação do Iraque, em março de 2003.

Leia mais: O Globo Online