Pelo menos três pessoas morreram nesta sexta-feira em um atentado com carro-bomba na cidade russa de Piatigorsk, na região meridional de Stavropol, limítrofe com o instável Cáucaso Norte.
As vítimas caminhavam por uma rua quando foi detonado um automóvel estacionado em frente a uma loja de móveis situada nas imediações do Ministério do Interior local, informou a polícia de Stavropol à agência de notícias "Interfax".
Um esquedrão antibombas foi ao local do atentado para evitar uma nova explosão, uma tática utilizada habitualmente pela guerrilha islamita a fim de causar o maior número de vítimas possível.
A prefeitura de Piatigorsk, segunda cidade mais importante da região de Stavropol, declarou estado de emergência em prevenção de novos atentados.
As autoridades regionais reforçaram as medidas de segurança em todo o território, em particular em edifícios administrativos e instalações estratégicas.
Recentemente, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, endureceu as leis antiterroristas por causa da recente reativação dos grupos islamitas do Cáucaso norte.
As autoridades russas temem um aumento da atividade terrorista à medida em que se aproxima a realização dos Jogos Olímpicos de Inverno, cuja edição de 2014 acontecerá em fevereiro no país, na cidade de Sochi.