Pelo menos três pessoas morreram e 12 ficaram feridas nesta quarta-feira (4) em uma explosão em um mercado do distrito de Maimana, no norte do Afeganistão, informou uma fonte oficial.
A explosão aconteceu por volta das 9h15 locais (1h45 de Brasília) na área de Rodin da província de Faryab e, aparentemente, todas as vítimas são civis, disse o vice-governador provincial, Abdul Sattar Barez.
"Pelo menos duas mulheres e um homem morreram e 12 pessoas estão feridas, entre elas quatro mulheres e uma criança", que foram transferidas para um hospital pelas forças de segurança afegãs, confirmou o vice-governador.
Nenhum grupo insurgente assumiu a autoria da explosão.
O conflito afegão se encontra em um de seus momentos mais violentos desde a invasão americana que levou à queda do regime talibã há 12 anos.
A missão da Otan no país asiático, a Isaf, será concluída em dezembro, mas Washington anunciou que manterá 9,8 mil soldados no país até a retirada total de suas forças no final de 2016.
Além disso, o Afeganistão está em plena campanha para o segundo turno das eleições presidenciais, cuja votação está prevista para o próximo dia 14, mas com a ameaça dos talibãs de atacar todos que participarem do processo eleitoral.