Explosões em uma mina de carvão na Colômbia mataram ao menos 18 mineiros no Nordeste da província de Norte de Santander, no sábado, disse um oficial à Reuters neste domingo.
O corpo de 18 mineiros foram resgatados e outros 13 ainda estão sendo procurados, no que pode ser a maior tragédia já ocorrida na indústria de mineração de carvão na Colômbia em mais de uma década. As buscas foram encerradas no sábado à tarde e retomadas esta manhã.
``Haviam 31 mineiros no interior da mina no momento da explosão. Resgatamos 18 cadáveres e estamos trabalhando para tirar mais 13'', dise à Reuters o diretor da Defesa Civil do Departamento do Norte de Santander, coronel Fernando Rosales.
Os mineiros ficaram presos no subsolo perto da cidade de Sardinata.
``É impossível encontrarmos pessoas com vida dentro da mina devido ao volume de gás venenoso. Seria um milagre se alguém sobrevivesse'', disse mais cedo o chefe da operação de resgate, Carlos Garcia, .
A mina La Preciosa, onde ocorreu a explosão, produz carvão para o consumo doméstico.
Norte de Santander é uma área disputada por rebeldes esquerdistas e paramilitares da direita, que se confrontam há décadas através de guerrilhas. Ambos os grupos, considerados terroristas por Washington, lutam pelo controle do contrabando de cocaína da província para a Venezuela.
Em abril de 2001, quinze mineiros morreram em um acidente semelhante na região, em uma mina de carvão no município de El Zulia, também no Norte de Santander.
Deixe sua opinião