Uma bomba matou cinco pessoas e feriu outras dez nesta sexta-feira na cidade portuária de Buenaventura, onde guerrilhas e milícias competem pelo controle das rotas de tráfico de drogas, informaram autoridades.
Buenaventura, o principal porto do país a cerca de 350 km da capital Bogotá, tem sido um recente alvo das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
``Este foi um ato terrorista levado a cabo pelas Farc... um ataque que mirava uma patrulha policial que passava pelo local'', disse o comandante nacional da polícia, general Jorge Daniel Castro.
Cinco pessoas morreram na explosão e pelo menos dez ficaram feridas, inclusive dois policiais e um menino, disse o governador da província de Valle del Cauca, Angelino Garzón, em uma rádio local.
Outra pequena explosão na sexta-feira atingiram prédios em Cajamarca, na província de Tolima, depois que um explosivo foi deixado em um ônibus. A polícia informou que ninguém ficou ferido. A violência da guerrilha colombiana tem diminuído desde que o presidente Álvaro Uribe iniciou há três anos sua campanha, apoia pelos Estados Unidos, para expulsar os rebeldes e desarmar grupos paramilitares ilegais que um dia lutaram contra as Farc.