NETANYA, Israel - Uma explosão causada por um atentado suicida atingiu nesta segunda-feira um shopping center na cidade israelense de Netanya, matando ao menos cinco pessoas, informou uma testemunha.

CARREGANDO :)

O serviço de emergência Zaka disse que pelo menos 40 pessoas ficaram feridas pela explosão no shopping Sharon da cidade costeira. É o primeiro ataque deste tipo no país em seis semanas.

O grupo radical palestino Jihad Islâmica assumiu responsabilidade pela explosão e divulgou um vídeo em que o suposto homem-bomba aparece brandindo um rifle e um lançador de granadas, tendo ao fundo a bandeira negra do movimento.

Publicidade

O ataque é mais um duro golpe contra o frágil cessar-fogo estabelecido pelos grupos radicais palestinos e mina ainda mais as expectativas de estabilização criadas pela retirada israelense da Faixa de Gaza, em setembro.

- Houve um estrondo e uma luz forte. Segundos depois, as pessoas estavam no chão, algumas feridas, algumas mortas - relatou ao Canal Dois Yisrael Klein, que estava no local. - A cena mais terrível foi a da cabeça decepada do terrorista.

A força da explosão sujou de sangue a grande fachada de pedra e vidro do shopping center. Partes de corpos e destroços eram visíveis espalhadas em todas as direções.

O primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, cancelou encontros políticos e consultou os chefes da segurança sobre uma possível resposta militar ao ataque. Foi o segundo atentado em território israelense desde a retirada de Gaza.