Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Gás

Explosão em Uganda mata pelo menos 29 pessoas

Pelo menos 29 pessoas morreram em um acidente nos arredores de Kampala, na Uganda, no sábado (29), informou a polícia do país. Um carro colidiu com um caminhão-tanque de combustível, o que provocou um incêndio. Dezenas de pessoas ficaram feridas, com queimaduras.

O porta-voz policial Ibn Senkumbi disse que o carro bateu na parte de trás do caminhão, causando um vazamento de gás. Alguns motociclistas seguiram atrás do caminhão mesmo depois de o motorista ter abandonado o veículo. Então, de repente, o caminhão pegou fogo e atingiu carros e pessoas que haviam se aproximado do veículo.

"Algumas pessoas notaram o vazamento de combustível e chegaram perto", disse. "No meio tempo, houve a explosão. O caminhão explodiu, matando 29 pessoas no local." Pelo menos outras 29 pessoas tiveram queimaduras graves, segundo Senkumbi. Na manhã de domingo, a polícia ainda buscava corpos em um pântano nas proximidades, para onde muitas vítimas correram após terem sido atingidas pelas chamas.

Vítimas com queimaduras graves foram levadas para o principal hospital de Kampala. Um repórter da Associated Press relatou ter visto pelo menos 20 pacientes gravemente queimados. Visitantes estavam sendo impedidos de entrar no local por agentes de segurança e policiais. Segundo eles, médicos e enfermeiros disseram estar sobrecarregados com o número de vítimas do acidente.

Explosões envolvendo caminhões-tanque são frequentes no país, matando muitas vezes pessoas que se aproximam com latas de plástico na expectativa de roubar combustível do vazamento.

O ministro ugandense de Reação a Desastres, Musa Ecweru, descreveu o acidente como "uma fatalidade" que poderia ter sido prevenida. "Nós sempre dissemos à população para ficar longe de caminhões de transporte de produtos inflamáveis", afirmou. "Achávamos que as pessoas aprenderiam com as lições do passado." Fonte: Associated Press.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.