A prefeitura da cidade norte-americana de Middletown, no estado de Connecticut, confirmou ontem à noite a morte de ao menos cinco pessoas na explosão em uma usina termelétrica em construção. Fontes policiais informaram anteriormente que ao menos duas pessoas haviam e dezenas tinham ficado feridas, algumas seriamente.Segundo o prefeito Sebastian Giuliano, 12 pessoas ficaram feridas e algumas estavam desaparecidas, as quais poderiam estar entre os escombros da usina. Os serviços de emergência realizavam uma operação de busca nos escombros, com cães farejadores, tentando localizar sobreviventes.
O Federal Bureau of Investigation (FBI) comentou a tragédia e disse que não parece ter sido causada por terroristas.
Até as 22h30 de ontem (horário de Brasília) não se sabia a causa da explosão, mas uma teoria apontava um possível problema nos encanamentos do gasoduto que alimenta a usina.
O diretor da usina, Gordon Holk, disse que no momento da explosão as equipes faziam uma série de operações para limpar encanamentos.
Segundo declarou Holk à imprensa local, não se sabia o paradeiro de um certo número de trabalhadores, os quais podriam estar entre os escombros. Mais cedo, fontes do governo local informaram que 50 trabalhadores da O&G Industries Inc estavam na planta da usina quando a explosão ocorreu.
"Empreendemos uma operação de busca e resgate", afirmou.
"Havia corpos por toda parte", disse uma testemunha. Outra testemunha disse à imprensa que muitas vítimas podriam estar soterradas nos escombros.
Middletown é uma cidade universitária com cerca de 48 mil habitantes a 30 quilômetros Hartford, a capital do estado.
A explosão foi sentida até em East Haven, a 48 quilômetros de distância, e fumaça negra era visível por quilômetros em volta do local.
A explosão ocorreu por volta das 11h25 (14h25 de Brasília) em uma unidade do complexo Kleen Energy, e foi sentida em um raio de 15 km. Os moradores pensaram inicialmente em um terremoto, frisou o jornal local Hartford Courant. Uma testemunha relatou à imprensa ter visto "vários corpos".
Segundo diversas fontes, a instalação que explodiu é uma central elétrica movida a gás que estava sendo preparada para entrar em funcionamento.
Uma empresa, a Energy Investors Funds, adquiriu recentemente 80% do complexo Kleen Energy. A planta de 620 megawatts estava prestes a iniciar suas operações, no outono deste ano. Originalmente aprovada para operar a 520 megawatts, o aumento de sua capacidade permitiria que a planta oferecesse eletricidade a mais de 620 mil casas.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas