Perito recolhe material no local de explosão na capital da Tailândia| Foto: Damir Sagolj/Reuters

Um dia após duas ações terroristas contra diplomatas israelenses na Índia e na Geórgia, ontem a Tailândia foi palco de um incidente misterioso, que pode estar ligado aos atentados anteriores. Três explosões em um bairro residencial em Bangcoc levaram a polícia a prender doi s homens.

CARREGANDO :)

A primeira explosão ocorreu em um apartamento alugado no centro da capital. Ensanguentado, um homem tentou pegar um táxi, mas o motorista recusou-se a parar. Ele atirou uma granada no veículo, ferindo o taxista.

Cercado, ele atirou mais uma granada, que o feriu gravemente nas pernas. Em seu bolso, havia um passaporte iraniano. A polícia suspeita de tentativa de atentado contra diplomatas israelenses.

Publicidade

Mais tarde, um homem que havia fugido do apartamento foi preso no aeroporto tentando embarcar para a Malásia.

O caso reforçou a suspeita de que por trás dos atentados está uma rede terrorista patrocinada pelo Irã.

Israel, que havia apontado o Irã como responsável pelas ações em Nova Déli e em Tbilisi, voltou a culpar Teerã. Na véspera, o governo iraniano negara envolvimento, chamando as acusações de "guerra psicológica".

O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, volotu a acusar o Irã de estar por trás dos incidentes envolvendo explosivos na Tai­­lândia. Barak disse que as explosões ocorridas em Bangcoc "provam novamente que o Irã e seus aliados continuam a praticar o terror".

O ministro afirmou que Teerã e um de seus aliados, o grupo xiita libanês Hezbollah, são "elementos incansáveis de terror, ameaçando a estabilidade da re­­gião e do mundo".

Publicidade

EUA

Os Estados Unidos condenaram os atentados da Tailândia e ma­­nifestaram sua preocupação com um aumento do número de atos violentos desse tipo no mun­­do. "Parece que houve um au­­mento desse tipo de violência.

Estamos preocupados com eles. Alguns estavam vinculados ao Irã". "Es­­ses incidentes", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, referindo-se a Tailândia, Índia e Geór­­gia.