Pelo menos 12 rebeldes xiitas morreram e outros 17 ficaram feridos nesta quarta-feira numa explosão no norte do Iêmen, que atingiu uma comitiva que se dirigia a uma celebração religiosa, segundo um porta-voz do grupo insurgente.
A fonte afirmou que não se sabe o motivo da explosão, ocorrida na província de Jawf.
O governo iemenita vem tentando manter uma precária trégua contra os rebeldes xiitas, que são conhecidos como houthis, em alusão ao seu líder Abdel Malek al-Houthi, e se dizem marginalizados pelas autoridades do governo federal.
O cessar-fogo de fevereiro interrompeu uma guerra que ocorria de forma intermitente desde 2004, e que deixara cerca de 350 mil refugiados.
O Iêmen, país mais pobre da região e sede de um braço da Al-Qaeda, sofre pressão da Arábia Saudita e dos EUA para resolver o conflito no norte e uma rebelião separatista no sul, onde há cerca de 30 mil soldados.
A trégua no norte tem sido mantida apesar dos esporádicos confrontos entre os houthis e tribos pró-governo.
Desafiados, governadores da oposição refutam culpa pela inflação e antecipam debate de 2026
Trump muda jogo político da Europa e obriga países a elevarem gastos com defesa
Preço dos alimentos não cai com ameaças, mas com responsabilidade
A inflação do grotesco: três porquinhos são deixados para morrer em exposição
Deixe sua opinião