Ao menos 30 pessoas morreram e 56 ficaram feridas nesta segunda-feira na explosão de uma bomba no bairro xiita de Sadr City, no leste de Bagdá, informou a polícia. A explosão aconteceu em um centro de contratação de trabalhadores da construção.
O atentado aconteceu por volta das 7h (1h em Brasília), quando várias pessoas se encontravam na Praça 55 de Sadr City em busca de emprego.
O comandante de Polícia Salam Khatab explicou que as vítimas foram encaminhadas a três hospitais, dois deles no bairro de Sadr City.
Forças de segurança iraquianas comandadas pelo Exército americano se posicionaram há quatro dias na cidade para reforçar as entradas e saídas do bairro, apesar de Khatab não ter precisado os motivos que levaram a isso.
Os agentes registram todos os veículos que entram e saem do bairro, um dos mais pobres da cidade, cuja população é estimada em três milhões de habitantes.
Forças americanas e iraquianas conjuntas realizaram duas operações na semana passada, em Sadr City, em busca de um soldado dos EUA de origem iraquiana que tinha sido seqüestrado na segunda-feira enquanto visitava familiares.
Sadr City é considerado um reduto da milícia do Exército Mehdi, liderada pelo clérigo xiita Moqtada al-Sadr, que os sunitas responsabilizam pelos assassinatos e seqüestros de árabes sunitas que acontecem diariamente no Iraque.
Leia mais: Globo Online